sexta-feira, 11 de março de 2016

4 Dicas valiosas para manter seu salão de beleza com lucros intocáveis.

Salão de beleza.!!!.

Em tempos de crise econômica é quase impossível ter lucro, certo? Errado, e muito. Talvez você não saiba, mas é justamente quando o cinto aperta que muitos negócios deslancham, simplesmente por receberem atenção redobrada de seus proprietários. Claro, o oposto também acontece, mas para fechar as portas por desleixo nem é preciso ser ano de crise, vamos ser sinceros.

Mas, se você reparar bem, as grandes ideias aparecem justamente nos momentos de aperto, quando você tem que ter garra para manter a cabeça fora d’água e ainda nadar até a praia, alcançando a terra firme em segurança. Veja c dicas para seu salão sobreviver no período de crise e continuar se dando muito bem depois que ela passar.

1 – Crie um diferencial

Com certeza você tem um carro-chefe, um ponto forte. Pode ser aquele serviço para o qual você tem mais clientes, uma inovação que está fazendo sucesso ou até mesmo um colaborador que chegou cheio de novidades. Se não tem ainda, está na hora de ter: pesquise, leia a respeito do que está acontecendo lá fora, faça cursos de atualização, ofereça um novo serviço, forme parceria, crie alguma coisa. Deixe o “mais do mesmo” para trás e seja original.

2 – Invista em divulgação

Saia do feijão-com-arroz e monte uma estratégia de marketing, mais do que nunca é hora de se fazer conhecer e vencer a concorrência. Comece pensando em qual o seu público-alvo e se ele está sendo atingido da forma como deveria. Faça um cadastro de todos os seus clientes, com datas de aniversário, os principais serviços que feitos, os produtos mais usados por cada um, suas preferências.

#1 Folhetos e circulares

Antes de qualquer coisa o seu material deve ser bonito. Por que alguém iria para um salão que o material é “pobre”? Se não sabe como fazer com a arte/design do material confira nosso post sobre isso. Não se esqueça de colocar endereço, telefone e serviços oferecidos neste panfleto. Uma sugestão é fazer com que o próprio panfleto se torne um cupom. Preocupe-se depois com os horários, onde entregar e para quem. (Agora aquele exercício anterior faz todo sentido né?). Outra dica é treinar bem quem vai entregar – e representar o seu negócio.

#2 Anuncie em classificados e em jornais ou revistas locais

Todo bairro comercial possui uma rede de circulares, basta andar um pouco para encontrar. Ofereça uma promoção para o primeiro cliente e tente aparecer pelo menos 2 vezes ao mês nesses veículos locais. Vale lembrar que neste caso resultados instantâneos são raros. Portanto, se estiver com orçamento curtos pense duas vezes.

#3 Parcerias locais

Associações de bairros, sindicatos, escolas/universidades, clubes e grandes empresas são ótimos alvos para parcerias. Ofereça condições especiais para os funcionários e associados. Normalmente nessas grandes organizações você precisa falar com a pessoa certa, quem decide. O presidente e diretor principal pode ser o seu alvo mas em alguns casos gerente/diretores de RH que cuidam do bem estar da empresa podem ser a pessoa com quem deseja falar. Para chegar nessas pessoas é preciso cativar o porteiro, estagiário ou secretaria; invista. Não fique com vergonha, você é excelente no que faz e não precisa ter medo de divulgar para todos. Lembre-se de acordar a colocação de banners, panfletos e/ou cartazes do seu salão.

#4 Rede de lojas e estabelecimentos da região

A pizzaria, supermercado, academia ou farmácia vizinha pode ser um ótimo aliado. Voce leva clientes para eles e eles para você. Justo não? Não seja tímido, passe La e marque uma conversa rápida. Lembre-se de já pensar no que o parceiro pode ganhar também.

#5 Faça um instagran

O instagran tem sido a sensação para hairstylist no mundo todo. Divulgue as fotos do seu estabelecimento, clientes e trabalho. Acompanhe sua clientela e interaja com ela.

#6 Faça uma fanpage no Facebook

Ter uma página profissional no facebook é primordial, para não dizer básico. Lá você pode divulgar promoções, avisar sobre mudanças e novidades, compartilhar fotos de seus profissionais e até mesmo receber marcações por chats. Existe salões na Europa que praticamente recebem agendamentos apenas pelo facebook.

#7 Organiza eventos e happy hours

Receber clientes, amigos e vizinhos é sempre uma boa oportunidade para que sua marca fique na “boca do povo”. Comemore o aniversario do seu salão, o dia do cabeleiriro ou qualquer outra data importante. Oferecer um espumante e entradas faz parte do protocolo. Mas inovar em sucos, batidas, chás, cafés e tortas pode ser uma ótima. O orçamento apertou? Invista em parcerias!

#8 Parceria com fotógrafos locais

Fotógrafos estão sempre precisando de maquiadores e estilistas para os seus trabalhos. Além de muitas vezes ser pago por seus serviços no local, os estilistas obtem o crédito junto com o fotógrafo por quaisquer fotografias publicadas.

#9 Tire fotos de clientes e as poste online de forma consistente

Mantenha uma câmera digital acessível e tire fotos de seus cortes e estilos regularmente. Como a maioria das pessoas têm um impulso de auto-confiança depois de um corte de cabelo ou estilo, muitos ficarão felizes em posar para algumas fotos. Escolha suas fotos melhores e mais diversificados e certifique-se de publicá-las em seu site, fanpage e instagram. Lembre de pedir autorização da cliente e marca-la nas fotos.

# 10 Cartões de visita

Você e todos que trabalham com você devem agir como um outdoor. Portanto, ter um cartão de visitas – bonita é claro – sempre em mãos é importante, acredite. Uma dica é fazer o próprio cartão de visita o “controlador do programa de fidelidade”... ENTÃO GOSTOU DAS DICAS DA UM CURTI AI.

Pergunte à sua equipe quais os assuntos mais abordados naqueles papos inevitáveis e monte um blog sobre os temas preferidos: beleza, cosmética, fofoca de televisão, moda, saúde. Faça e-mail marketing com as principais novidades do salão, com parabéns nas datas festivas, avisando quando houver um produto ou serviço novo. Aproveite as redes sociais para contar as novidades, colocar fotos da clientela antes e depois dos tratamentos. Não esqueça que as fotos são uma ótima forma de divulgar o trabalho do seu salão de beleza.

Bom espero que tenhao gostado de meu post beijo e ate a próxima...

3 – Faça promoções

Jamais pense que a beleza é supérflua e que os gatos com ela serão os primeiros a serem cortados em momentos de crise, a vaidade feminina não conhece limites para manter-se bonita. Mas é claro que o seu salão será mais bem vindo ainda se fechar promoções e parcerias. Você pode dedicar um dia na semana para dar desconto a determinados tratamentos, faça combos, ofereça descontos para afiliados de academias, clubes e cursos.

Crie um sistema de fidelização no qual a cliente ganhe um serviço gratuito após determina frequência, como uma escova gratuita a cada seis tinturas, por exemplo. Mas não esqueça que uma promoção é justamente isso, uma promoção: tem inicio e fim, caso contrário ela se tornará o preço normal do seu salão e acabará perdendo a graça. Você deve, sim, trocar as promoções a cada mês, por exemplo, lançando sempre uma novidade no ar e já criando uma expectativa para o mês seguinte.

4 – Valorize seus clientes

Uma ótima forma de conseguir mais clientes é valorizando os antigos. Crie então um programa de indicação, no qual seus clientes sejam recompensados de alguma forma por indicarem mais clientes. Pense em uma forma de controlar quem está indicando quem e como os clientes apareceram, seja por um pequeno e rápido questionário na entrada ou um bate papo informal, mas não esqueça de anotar direitinho quem fez a indicação e premiá-lo por isso. Desta forma você estará não só driblando a crise, mas construindo um futuro de sucesso, independentemente do momento economico.

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